quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Tudo sobre Raias

  As raias(ou arraias) são animais vertebrados marinhos, que possuem um esqueleto cartilaginoso. São muito próximas dos tubarões, do ponto de vista filogenético, sendo incluídos na mesma subclasse ( Elasmobranchii hipotremata), a divisão entre ambos é somente morfológica.Tem o corpo achatado, e suas fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça, sendo essa característica que as diferenciam dos tubarões.
  Existem, hoje, aproximadamente 456 espécies de raias que são reconhecidas. Elas são consideradas dóceis e só atacam quando se sentem ameaçadas. Acidentes fatais em humanos relacionados a elas são raros, pois o veneno, na maioria das vezes, costuma não ser fatal. 


  Somente uma família de raias habitam em água doce,cujo nome científico é Potamotrygonidae, localizando-se,principalmente, na América do Sul e América Central. Elas possuem um espinho venenoso na cauda.
  Sua reprodução é sexuada, ou seja, a fecundação é interna. Elas podem ser vivíparas ou ovíparas.
  Todas são carnívoras e se alimentam de outros animais marinhos, como moluscos, peixes, crustáceos, dentre outros. As maiores também se alimentam de plâncton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário