As raias(ou arraias) são animais vertebrados marinhos, que possuem um esqueleto cartilaginoso. São muito próximas dos tubarões, do ponto de vista filogenético, sendo incluídos na mesma subclasse ( Elasmobranchii hipotremata), a divisão entre ambos é somente morfológica.Tem o corpo achatado, e suas fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça, sendo essa característica que as diferenciam dos tubarões.
Existem, hoje, aproximadamente 456 espécies de raias que são reconhecidas. Elas são consideradas dóceis e só atacam quando se sentem ameaçadas. Acidentes fatais em humanos relacionados a elas são raros, pois o veneno, na maioria das vezes, costuma não ser fatal.
Somente uma família de raias habitam em água doce,cujo nome científico é Potamotrygonidae, localizando-se,principalmente, na América do Sul e América Central. Elas possuem um espinho venenoso na cauda.
Sua reprodução é sexuada, ou seja, a fecundação é interna. Elas podem ser vivíparas ou ovíparas.
Todas são carnívoras e se alimentam de outros animais marinhos, como moluscos, peixes, crustáceos, dentre outros. As maiores também se alimentam de plâncton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário