terça-feira, 11 de novembro de 2014

Morcegos

  Únicos mamíferos voadores, os morcegos são animais noturnos e caçadores. São pertencentes da classe Mammalia e da ordem Chiroptera. Possuem um corpo coberto de pêlos.
  Sua alimentação é bem variada de acordo com cada espécie. Uns se alimentam de folhas e frutas, outros se alimentam de peixes, aranhas, escorpiões, ratos. Alguns bebem néctar e existem também os que se alimentam de sangue, onde fazem um pequeno corte na pele de um animal e pegam somente o sangue que sai da ferida (hematófagos). Eles estão concentrados no continente americano.

  - Os morcegos tem uma grande capacidade de se adaptarem a diversos ambientes.

  - Existem quase 100 mil espécies já classificadas, variando de tamanho, cor, formato do corpo e peso.

  - Eles podem transmitir a raiva através da mordida em seres humanos, porém são muito importantes para nosso ecossistema, pois fazem polinização e distribuição de sementes.

  - Vivem em cavernas, ou em locais abandonados, escuros e úmidos.

  - Sua vida varia de 10 a 25 anos dependendo da espécie.




quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Águias - Curiosidades

  -As Águias são carnívoras e possuem um sistema visual bem apurado, que faz com que vejam e sigam as presas a longas distâncias. Elas possuem garras grandes para apanhar suas presas e patas extremamente poderosas.
  -Elas costumam fazer ninhos em lugares bem altos, como em árvores ou no topo de montanhas.
  - As suas presas são na maioria das vezes cobras, coelhos, esquilos, dentre outros animais, principalmente roedores de pequeno porte.
  - A águia é o símbolo de diversas nações, representando força e beleza.

  As mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira,águia-malaia, águia dourada européia, águia marcial e águia-imperial-ibérica.




  Existem oito espécies de águias no Brasil, dentre elas a harpia, que é considerada a maior, mais forte e poderosa águia do mundo.



  

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Tudo sobre Raias

  As raias(ou arraias) são animais vertebrados marinhos, que possuem um esqueleto cartilaginoso. São muito próximas dos tubarões, do ponto de vista filogenético, sendo incluídos na mesma subclasse ( Elasmobranchii hipotremata), a divisão entre ambos é somente morfológica.Tem o corpo achatado, e suas fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça, sendo essa característica que as diferenciam dos tubarões.
  Existem, hoje, aproximadamente 456 espécies de raias que são reconhecidas. Elas são consideradas dóceis e só atacam quando se sentem ameaçadas. Acidentes fatais em humanos relacionados a elas são raros, pois o veneno, na maioria das vezes, costuma não ser fatal. 


  Somente uma família de raias habitam em água doce,cujo nome científico é Potamotrygonidae, localizando-se,principalmente, na América do Sul e América Central. Elas possuem um espinho venenoso na cauda.
  Sua reprodução é sexuada, ou seja, a fecundação é interna. Elas podem ser vivíparas ou ovíparas.
  Todas são carnívoras e se alimentam de outros animais marinhos, como moluscos, peixes, crustáceos, dentre outros. As maiores também se alimentam de plâncton.


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Equinodermos

  Os equinodermos constituem um grupo de animais marinhos, que possuem um endoesqueleto calcário, que na maioria das vezes, é provido de espinhos.
  São conhecidas atualmente aproximadamente 6.000 espécies do filo Echinodermata.



  Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios, podendo viver livres ou presos a rochas e pendúnculos. Possuem sistema digestório completo com digestão extracelular. No estágio larval eles possuem simetria bilateral, e, quando se tornam adultos sua simetria é radial.
  Reprodução sexuada. Os animais dióicos liberam os gametas na água.

  - Eles possuem uma capacidade de regeneração excelente.

  Seus sistema circulatório, dependendo da espécie, pode ser ausente ou reduzido, como também o sistema respiratório. Não há sistema excretor.
  Dentre os equinodermos se encontram as estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, lírios-do-mar, ouriços-do-mar, dentre outros.

  Os lírios-do-mar vivem fixados à rochas no fundo do mar. As estrelas-do-mar são facilmente encontradas se deslocando no fundo do oceano, como também o ouriço-do-mar, que são sempre encontrados próximos a rochas, onde cavam buracos para servir de abrigo.

  As estrelas-do-mar são carnívoras, se alimentando na maioria das vezes de ostras. Também se alimentam de crustáceos, moluscos, e as vezes também de outros equinodermos.
  Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas. Os lírios alimentam-se de plâncton e outros detritos. Portanto, cada um deles possui uma alimentação, bem diferenciada.






Bom, espero que tenham gostado. 







Fonte: Brasil Escola; Só Biologia.





terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Borboletas

  Decidi voltar ao blog depois de muito tempo para falar sobre curiosidades a respeito das borboletas.
  Insetos que sofrem uma tamanha transformação ao longo da vida, a metamorfose, se transformando de pequenas lagartas em lindas borboletas.

 - As borboletas se alimentam principalmente do néctar das flores, sendo encontradas em locais tropicais onde o alimento está em abundância. Quando ela ainda é uma lagarta ela se alimenta somente de restos de vegetais e de folhas.
- Existem mais ou menos 200 espécies de borboletas, porém somente 120 foram comprovadas cientificamente.
- É uma pena que a beleza da borboleta dure apenas duas semanas, onde elas usam essas duas semanas para se reproduzirem, e graças a isso é enorme a variedade de borboletas existentes no mundo.
- Algumas espécies podem permanecer na natureza por até seis meses, o que é o caso da borboleta monarca, encontrada no sul de Portugal.
- As borboletas utilizam odores para encontrar flores e outros insetos.
- Seus olhos são formados por milhares de pequenas lentes, mas apesar disso, elas não podem detectar movimentos lentos e tem uma vista pouco precisa.




Fonte:http://www.portaldascuriosidades.aqui.com.pt/