quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Curiosidades sobre as Corujas

  As corujas são aves pertencentes a família Strigidae e ordem Strigiformes.

  -Tratam-se de aves de rapina bastante solitárias e discretas, possuindo um vôo silencioso. Isso se deve ao formato de suas penas.
  -São capazes de piscar um olho só e girar a cabeça em até 180°.
  - São carnívoras. Alimentam-se principalmente, de pequenos animais como: pequenos mamíferos, alguns insetos, aranhas e; muitas vezes até de outras aves. Elas engolem a presa inteira, botando para fora o que não aproveitam.
  - Possuem visão binocular e quase não enxergam de perto, porém em grandes distâncias sua visão é extremamente boa, mesmo com pouca luz. Sua audição bem aguçada é o que mais a ajuda em caçadas noturnas.
  - A coruja consegue aproximar-se de sua presa sem ser ouvida. Após localizar a sua caça ela acompanha cada desvio, volta que a presa dá, mergulhando para seu ataque.
  - Sua audição é tão boa que ela consegue escutar o chamado de seus filhotes em até 2 km de distância.

- As corujas são animais encontrados em quase todo o mundo, existindo 126 espécies diferentes, onde 18 vivem no Brasil.

 - É tida como símbolo de sabedoria por conta da mitologia grega, onde a deusa da sabedoria, Atena possuía uma coruja como seu mascote.




  As corujas se tornam presas principalmente para gaviões, cobras e gato-do-mato.

  - Para procriar as corujas precisam pôr seus ovos em lugares protegidos. A fêmea põe de 3 a 5 ovos, sendo o tempo de incubação de mais ou menos 33 dias.