terça-feira, 11 de novembro de 2014

Morcegos

  Únicos mamíferos voadores, os morcegos são animais noturnos e caçadores. São pertencentes da classe Mammalia e da ordem Chiroptera. Possuem um corpo coberto de pêlos.
  Sua alimentação é bem variada de acordo com cada espécie. Uns se alimentam de folhas e frutas, outros se alimentam de peixes, aranhas, escorpiões, ratos. Alguns bebem néctar e existem também os que se alimentam de sangue, onde fazem um pequeno corte na pele de um animal e pegam somente o sangue que sai da ferida (hematófagos). Eles estão concentrados no continente americano.

  - Os morcegos tem uma grande capacidade de se adaptarem a diversos ambientes.

  - Existem quase 100 mil espécies já classificadas, variando de tamanho, cor, formato do corpo e peso.

  - Eles podem transmitir a raiva através da mordida em seres humanos, porém são muito importantes para nosso ecossistema, pois fazem polinização e distribuição de sementes.

  - Vivem em cavernas, ou em locais abandonados, escuros e úmidos.

  - Sua vida varia de 10 a 25 anos dependendo da espécie.




quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Águias - Curiosidades

  -As Águias são carnívoras e possuem um sistema visual bem apurado, que faz com que vejam e sigam as presas a longas distâncias. Elas possuem garras grandes para apanhar suas presas e patas extremamente poderosas.
  -Elas costumam fazer ninhos em lugares bem altos, como em árvores ou no topo de montanhas.
  - As suas presas são na maioria das vezes cobras, coelhos, esquilos, dentre outros animais, principalmente roedores de pequeno porte.
  - A águia é o símbolo de diversas nações, representando força e beleza.

  As mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira,águia-malaia, águia dourada européia, águia marcial e águia-imperial-ibérica.




  Existem oito espécies de águias no Brasil, dentre elas a harpia, que é considerada a maior, mais forte e poderosa águia do mundo.



  

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Tudo sobre Raias

  As raias(ou arraias) são animais vertebrados marinhos, que possuem um esqueleto cartilaginoso. São muito próximas dos tubarões, do ponto de vista filogenético, sendo incluídos na mesma subclasse ( Elasmobranchii hipotremata), a divisão entre ambos é somente morfológica.Tem o corpo achatado, e suas fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça, sendo essa característica que as diferenciam dos tubarões.
  Existem, hoje, aproximadamente 456 espécies de raias que são reconhecidas. Elas são consideradas dóceis e só atacam quando se sentem ameaçadas. Acidentes fatais em humanos relacionados a elas são raros, pois o veneno, na maioria das vezes, costuma não ser fatal. 


  Somente uma família de raias habitam em água doce,cujo nome científico é Potamotrygonidae, localizando-se,principalmente, na América do Sul e América Central. Elas possuem um espinho venenoso na cauda.
  Sua reprodução é sexuada, ou seja, a fecundação é interna. Elas podem ser vivíparas ou ovíparas.
  Todas são carnívoras e se alimentam de outros animais marinhos, como moluscos, peixes, crustáceos, dentre outros. As maiores também se alimentam de plâncton.