São conhecidas atualmente aproximadamente 6.000 espécies do filo Echinodermata.
Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios, podendo viver livres ou presos a rochas e pendúnculos. Possuem sistema digestório completo com digestão extracelular. No estágio larval eles possuem simetria bilateral, e, quando se tornam adultos sua simetria é radial.
Reprodução sexuada. Os animais dióicos liberam os gametas na água.
- Eles possuem uma capacidade de regeneração excelente.
Seus sistema circulatório, dependendo da espécie, pode ser ausente ou reduzido, como também o sistema respiratório. Não há sistema excretor.
Dentre os equinodermos se encontram as estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, lírios-do-mar, ouriços-do-mar, dentre outros.
Os lírios-do-mar vivem fixados à rochas no fundo do mar. As estrelas-do-mar são facilmente encontradas se deslocando no fundo do oceano, como também o ouriço-do-mar, que são sempre encontrados próximos a rochas, onde cavam buracos para servir de abrigo.
As estrelas-do-mar são carnívoras, se alimentando na maioria das vezes de ostras. Também se alimentam de crustáceos, moluscos, e as vezes também de outros equinodermos.
Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas. Os lírios alimentam-se de plâncton e outros detritos. Portanto, cada um deles possui uma alimentação, bem diferenciada.
Bom, espero que tenham gostado.
Fonte: Brasil Escola; Só Biologia.