segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Tubarões

  Os tubarões são animais com origens muito antigas, existindo a mais ou menos 400 milhões de anos, sendo 200 milhões de anos antes dos dinossauros, mas como diversas outras espécies, eles sofreram diversas mudanças ao longo do tempo. Nos dias de hoje existem mais de 300 espécies de tubarões em todo o mundo.
  Os tubarões são animais muito adaptados sensorialmente, tendo uma incrível capacidade de perceber diversos estímulos, inclusive ele pode perceber apenas uma gota de sangue em milhões de gotas de água a mais de 30 metros.
  - Eles se alimentam de peixes, crustáceos e até mesmo de outros tubarões.
 - Eles possuem ouvidos super desenvolvidos, podendo escutar a uma distância de 1.500 metros.

  Muitas pessoas pensam que os tubarões se limitam as águas mais quentes, mas também já foram encontrados nas águas geladas do Atlântico Norte.
  Uma ampla variedade de tubarões preferem águas mais frias, incluindo o famoso tubarão branco.





Fonte: recreio.com.br / fiocruz.br / infoescola.com

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Tartarugas marinhas

  As tartarugas marinhas existem a mais de 150 milhões de anos e conseguiram sobreviver as diversas mudanças do nosso planeta. Sua origem foi na terra e, na sua aventura para o mar elas evoluíram, se diferenciando dos demais répteis.
  Elas são répteis que vivem nos oceanos em áreas tropicais e subtropicais, sendo que são espécies migratórias e viajam pelos oceanos, orientando-se com a ajuda do campo magnético da Terra.

  As tartarugas marinhas arrastam-se pela praia até onde as ondas e a maré não alcancem, e cavam um buraco na areia, onde enterram uma a duas centenas de ovos. Então elas tapam o buraco, alisam a areia e voltam para o mar.

  Elas alimentam-se principalmente de  águas-vivas, medusas, camarões, etc.



  Sabe qual a diferença entre as tartarugas marinhas e as tartarugas terrestres?
  As tartarugas terrestres possuem patas, e não gostam muito de água. Já as tartarugas marinhas possuem barbatanas para nadar, o que dificulta um pouco sua ida a terra.

  Bom, quem se interessa por tartarugas marinhas, acho legal visitar o projeto Tamar, que é muito interessante.


Fonte de pesquisa: suapesquisa.com