Os crustáceos pertencem à classe dos artrópodes, fazendo parte deste grupo por possuírem patas articuladas, sem espinha dorsal. Pertencem a esta categoria o camarão, siri, lagosta, caranguejo, etc.
A maioria dos crustáceos são marinhos, mas existem alguns caranguejos que são capazes de viver na terra. O tatuzinho de jardim também pertence a esta classe.
O maior crustáceo existente é um caranguejo, encontrado no Japão, que possui pernas bem grandes, o que faz com que ele se movimente com muita velocidade.
Praticamente todos os seres desta espécie nascem de ovos, onde a maioria passa por um estágio onde se encontram muito diferentes do animal em que se transformam quando se tornam adultos. Quando viram adultos, adquirem uma casca grossa, onde posteriormente estas cascas sofrem um processo de substituição natural.
Os crustáceos menores servem de alimentos para muitos peixes, principalmente quando ainda estão na fase larval; Nesta fase eles são devorados em grandes quantidades por diversas espécies de baleias.
Fonte:http://www.suapesquisa.com/